O porteiro é a chave de acesso de todas as pessoas que entram e saem do prédio ou condomínio e ter um treinamento de porteiro adequado é essencial para a segurança do local. Ao abrir a garagem e portão principal deve-se ter um cuidado redobrado para que não caia em armadilhas de ladrões e assaltantes.
Existe uma série de procedimentos que devem ser seguidos no treinamento de porteiro para que os moradores se sintam mais seguros em relação à portaria. A atenção é fundamental para essa profissão.
Como fazer o treinamento de porteiro corretamente?
Primeiramente, deve haver uma boa relação entre o porteiro contratado e o síndico do condomínio, para que em caso de qualquer irregularidade o síndico seja avisado. Com isso, deve-se fazer uma supervisão do trabalho periodicamente e um treinamento de porteiro para recapitular os procedimentos mensalmente. Não só com o síndico, os porteiros também devem manter uma boa relação com os moradores do condomínio para
que também estejam cientes de que as regras devem ser seguidas.
Algumas orientações para o treinamento de porteiro do seu condomínio:
1- Controle de moradores
Deve haver uma lista com o nome e a cor, o tipo e a placa do carro de cada morador que deve ser checada sempre que for abrir o portão da garagem.
2- Cadastro de visitantes
Na chegada de um visitante, o correto é que o deixe entrar apenas depois da aprovação do morador por meio de um interfone e, assim, cadastrá-lo com nome, documento, horário de entrada e saída do condomínio e apartamento ou nome do morador visitado. Esse procedimento somado a um sistema de câmeras de segurança permite o maior controle sobre a circunlação de pessoas no condomínio. Nunca deverá permitir a entrada de algum estranho sem a autorização de um condômino ou do síndico.
3- Entregadores
O ideal é que o morador vá até a portaria para pegar a entrega, mas se não for possível, também deve haver o cadastro do entregador com nome, empresa que trabalha e o nome ou apartamento do morador que ele vai fazer a entrega.
4- Empregados externos
No caso de alguma requisição de serviço externo para o condomínio, o síndico deve avisar ao porteiro e cadastrar o indivíduo com os horários de entrada e saída do condomínio e o serviço que está sendo prestado.
5- Ética
Sempre tratar as pessoas igualmente com respeito, discrição e ter respeito com o sigilo e a privacidade dos moradores. O porteiro não deve ficar comentando sobre a vida dos moradores e evitar comentários sobre assuntos que não tem relação com a portaria.
6- Recebimento de correspondências
Após receber cartas ou encomendas, mantê-las na portaria até o morador ir buscar ou entregar a ele quando entrar no condomínio. No caso de encomendas, deve avisa-los assim que chegar, pois pode haver urgência.
7- Mudanças
Só deve ser permitida quando o condômino avisar e permitir a entrada dos funcionários que auxiliam na mudança por escrito.
8- Ausência
Oriente seu porteiro a nunca sair do posto, a não ser em situações emergenciais como no caso de prestar socorro a algum morador. No caso do porteiro precisar sair em outra situação qualquer, deve chamar outro funcionário com treinamento de porteiro para substituí-lo na vigília.
9- Livro de ocorrências
Em todo o fim de turno, o porteiro deve escrever no caderno de ocorrências o que aconteceu durante o turno.
10- Limpeza
O porteiro deve manter o seu ambiente sempre limpo e organizado.